segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Tanques de Victoria Cruziana

Clique na imagem para ampliar

O género Victoria, cujo nome foi atribuído por Lindley, em 1838, em homenagem à Rainha Victoria, é constituído por apenas duas espécies de nenúfares gigantes: Victoria amazonica e Victoria cruziana. Estas espécies de plantas aquáticas, pertencentes à família Nymphaeaceae, são peculiares não só pela dimensão e morfologia das suas folhas mas, também, pela beleza das suas flores.

A espécie Victoria cruziana, comummente conhecida por nenúfar de Santa Cruz, foi nomeada em 1840, por d’Orbigny, em homenagem ao general Santa Cruz da Bolívia, e sobrevive em águas com temperaturas ligeiramente inferiores às exigidas pela espécie irmã Victoria amazonica (21oC a 24oC).

Trata-se de uma espécie de nenúfar com origem na América do Sul (Norte da Argentina, Paraguai, Brasil e Bolívia) que fora do seu habitat natural dificilmente é encontrada ao ar livre.

O Parque Terra Nostra, graças ao clima ameno dos Açores e à existência de recursos naturais, que permitem manter a água do lago a temperaturas ideais para a sobrevivência desta planta, torna-se assim num dos únicos jardins da Europa a possuir este nenúfar ao ar livre.

Os tanques de Victoria Cruziana são uma das atrações mais fotografadas pelos visitantes do Parque.

4 comentários:

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.