segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Orloj - Praga


O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa. Este relógio foi montado na parede sul do município da Cidade Velha, na Praça da Cidade Velha, que são atrações turísticas bastante populares.
O Orloj é composto de três partes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes, a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).
O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da Câmara Municipal. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico. A máquina original foi consertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.



5 comentários:

  1. Olá Jorge

    Deu para entrar para ver todo o engenho que faz mexer ponteiros e tudo isso? Deve ser muito interessante e para a época que foi construído, muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deu, meu caro. Aquilo são turistas aos milhares LOL

      Eliminar
  2. Muito bonito Jorge, digno de visitação.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma obra de arte registada pelo teu olhar!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Uma obra de arte, um patrimônio cultural!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.