segunda-feira, 30 de julho de 2012

Éfeso - Turquia


Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia.
Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego.
Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. A importância da cidade como centro comercial diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro (Küçük Menderes, em turco).
Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.
O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros a sudoeste da cidade de Selçuk, no distrito homônimo da província de Esmirna. As ruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região.
(Fonte: Wikipédia)


4 comentários:

  1. Um lugar que respira-se história da Antiguidade.
    Muito bom ver de perto essas ruínas Jorge, e obrigada por compartilhar.
    Apesar de todas as intempéries ainda resiste .
    Bons registros.
    abraços de boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de fotos e texto.
    A cada dia aprendendo mais por aqui.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Sendo uma das mais antigas cidades do mundo, achei que a estão a preservar.

    Adorei as fotos!

    Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.