sábado, 26 de maio de 2012

Centenário do Turismo em Portugal


Assisti hoje a uma das cenas mais caricatas da minha vida: a Sessão Solene de Encerramento do Ciclo Comemorativo do Centenário do Turismo em Portugal.
Fui a Aljustrel com o nosso amigo Gaspar de Jesus, que tinha sido um dos premiados no Concurso de Fotografia integrado no evento.

A sessão, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Drª Cecília Meireles.

Tudo começou com o Hino Nacional tocado pelo Grupo de Metais da Filarmónica de Aljustrel, seguido de uma projecção de filmes promocionais do turismo em Portugal, arquivo da RTP.
Depois veio a entrega dos prémios de fotografia e os do Concurso Centenário do Turismo nas Escolas.
Estavam presentes alunos e professores de escolas da Póvoa do Varzim, Condeixa, Porto (Campanhã), Vila Verde e Guimarães.
A Secretária de Estado do Turismo entregou os três prémios do Concurso de Fotografia, uns envelopes azuis tamanho A4 que somente continham uns vouchers para uns cruzeiros marítimos.
Em Portugal ? Qual quê !!! No Mediterrâneo (ou no Mar do Norte) que lá é que está o "verdadeiro turismo de Portugal"!!
O segundo prémio, que foi o que coube ao amigo Gaspar de Jesus, foi de 300 € !!!!
Para um cruzeiro ???!!!!

Depois foi o ridículo da cena:

Os alunos das escolas, com os seus trabalhos premiados, foram chamados um a um ao palco mas… oh Deus nos proteja… não havia prémios para entregar. Os moços e moças lá receberam uns beijinhos e uns apertos de mão das autoridades… mas vieram de mãos a abanar !!!

Acreditem que tive pena da Secretária de Estado do Turismo !!!
Tive pena da soneira que lhe deu enquanto teve que ouvir os discursos dos presentes no palco !!! Do Presidente da Câmara de Aljustrel, do Presidente da Região de Turismo do Alentejo e do Dr. Jorge Mangorrinha, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal e, em última análise, o responsável por toda esta barracada.

Coitada da Secretária de Estado !!! Abria a boca de sono, mexia no cabelo, "brincava" com o telemóvel, beliscava alguma eventual borbulha na cara,  revolvia-se na cadeira.

Por mim não aguentei e saí a meio.

Vejam o site das Comemorações em http://www.centenariodoturismo.org/ e, se conseguirem navegar tranquilamente por lá, digam-me se valeu a pena o dinheiro (o nosso dinheiro) que se gastou.

Alguém vai pedir contas ao tal Dr. Jorge Mangorrinha ????