terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Por Terras do Demo




"A serra é agreste, primitiva, mas tem carácter, sem dúvida. Comprazes-te em pintar-lhe as virtudes e encantos sem sombras, e não serei eu que te acoime de parcial. As tintas escuras são para o novelista e tens razão. Decerto que eu, ao chamar-lhe Terras do Demo, não quis designá-las por terras do pecado, porque o pecado seja ali mais grado ou revista aspecto especial que não tenha algures. Nada disso. A serra é portuguesa no bem e no mal. Chamei-lhe assim porque a vida ali é dura, pobrinha, castigada pelo meio natural, sobrecarregada pelo fisco mercê de antigos e inconsiderados erros e abusos, porque em poucas terras como esta é sensível o fadário da existência. Só por isto". (Prefácio de Aquilino Ribeiro ao livro do Pe. Manuel da Gama "Terras do Alto Paiva", 1940)








4 comentários:

  1. Aqui pude rever a imensa albufeira de Pisões e os Cornos do Bico e toda a paisagem que tanto contém um quê de mistério, como outro tanto de maravilhoso encantamento.
    Mestre Aquilino descreve, para a época, muito bem o retrato desta área de que sou um apaixonado.
    Diria melhor, se dissesse que ele as pintou numa tela a que chamamos de livro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo Jorge, muito obrigada pelo seu tão simpático comentário às minhas fotos lá no meu blog. Fico contentíssima, muito obrigada! Mas que hei-de dizer da excelência das suas, mestre!...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Belas imagens Jorge! Portugal tem terras muito bonitas...

    Obrigada pela sua visita e bem aparecido seja :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge
    Vejo que tirou uns bem merecidos dias de férias.
    Terras do Dêmo... Já lão vão uns anitos que tive o prazer de fazer uma reportagem fotográfica em casa de AQUILINO RIBEIRO para a Noticias Magazine.
    Na altura, o inverno estava rigoroso e não tive oportunidade de ver algo mais que a linda casa do mestre Aquilino.
    Parabéns pelas excelentes fotografias.
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar