domingo, 19 de abril de 2009

Forte de São João do Arade


O Forte de São João do Arade, também conhecido como Castelo de São João do Arade, ou simplesmente como Castelo do Arade, no Algarve, localiza-se na vila e freguesia de Ferragudo, concelho da Lagoa, distrito de Faro, em Portugal.

Em posição dominante sobre a povoação e a foz do rio, a sua elevação divide duas praias: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro em Portimão, na defesa do estuário do rio Arade.

A primitiva fortificação do local remonta a uma torre de vigia erguida sob o reinado de D. João II (1481-1495). Posteriormente, quando a vila de Ferragudo foi fundada (1520), acredita-se que tenha sido cercada por um muro defensivo erguido sobre os vestígios de outro, mais antigo, que remontaria à época da construção da torre de vigia.

Já no início do século XX, na qualidade de propriedade particular, o poeta Coelho Carvalho promoveu-lhe extensas obras de adaptação como residência, que lhe deram a actual conformação.

Ainda em mãos de particular, encontra-se classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) desde 1975.

Encontra-se bem preservado, com um amplo jardim muralhado desde a Praia da Angrinha até à Praia Grande. Comporta ainda uma ampla residência com vários conjuntos de muralhas ameadas, em diversos planos.(Fonte: Wikipédia)