domingo, 1 de fevereiro de 2009

Os Impressionistas


O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceptual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase à luz e ao movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse captar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
Os impressionistas retratam nas suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo desses raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla as suas obras. (Fonte: W. Maguetas)

6 comentários:

  1. Os meus parabéns por esta magnífica postagem sobre os impressionistas. A sua produção está óptima, aliás ao que já nos habituou.

    ResponderEliminar
  2. Retribuindo a visita e os cumprimentos, que agradeço.

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente apaixonante.
    Adoro esse tema.

    JU

    ResponderEliminar
  4. Bela postagem!

    A preocupação dos impressionistas, era com a luz do sol; os efeitos que poderiam tirar da natureza. Não estavam interessados no modelo como ser humano, se era feio ou bonito, rico ou pobre. Isso era secundário. Tiravam o modelo do interior e retratavam-no na luz do sol, em terraços ou ao ar livre. Por isso eram chamados pintores ‘plein air’.

    Mas hoje minha missão é de agradecimento aos amigos que me deram o prazer de suas visitas em meus blogs. Aos poucos visitarei todos os blogs.
    Boa semana!
    Tais

    ResponderEliminar
  5. Que espetáculo de quadros e com a sua produção artística ficaram maravilhosos, parabéns

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.