quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mojado


Mojado (molhado) é a designação popular daquele que nada através da fronteira, quer entre o México e os Estado Unidos, quer entre Marrocos e Espanha, ou seja, o emigrante ilegal.

Mais de 100 mil marroquinos tentam, todos os anos, atravessar clandestinamente o estreito de Gibraltar. Para milhares, o sonho termina de forma trágica.

A travessia do estreito é uma aventura de alto risco. Faz-se por meio de barcos de pesca – pateras – normalmente equipados com motores de 40 a 60 cavalos. A partida dá-se ao longo de todo o litoral norte do Marrocos, descendo até Kenitra, próximo da capital. A vigilância redobrada do estreito obriga os aventureiros a darem mostras de temeridade. Os 12 quilómetros que separam a Espanha de Marrocos – no seu ponto mais próximo – podem transformar-se numa arriscada travessia de várias centenas de quilómetros. Mais ainda quando o objetivo é chegar às Ilhas Canárias. No final de Abril de 2002 ocorreu um naufrágio ao largo de Agadir (foram encontrados sete mortos marroquinos).

Em 2001, um sobrevivente da travessia declarou ao semanário marroquino Demain o seguinte: “Este estreito é minha última chance. É a última fronteira entre o inferno e um mundo possivelmente melhor. Quem tenta correr esse risco, sabe o que tem pela frente. É um jogo. Um jogo de vida e de morte.” E um outro entrevistado completa: “Tentei atravessar nas pateras por três vezes: uma prisão e dois naufrágios, um deles com seis mortos, mas eu tentaria de novo. Se morrer, serei um mártir da economia! Faço o que faço por minha família.

Ricardo Arjona Edgar Morales, (nascido em 19 de Janeiro de 1964, em Jocotenango perto de Antigua, Guatemala), conhecido como Ricardo Arjona, é um popular cantor guatemalteco. Ganhou dois Grammy Awards em três candidaturas: O Grammy Latino de Melhor Álbum Pop (2007) e o Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop Masculino (2006), ambos com o seu álbum Adentro, (2005).

Cuidado. Algumas imagens podem ser chocantes.

1 comentário:

  1. Ola Amigo
    Que realidade nua e crua, o ser humano têm essa capacidade de desafiar o perigo para atingir sua liberade( muitas vêzes emocional)e continuaremos a assistir esses eventos ainda por muito tempo.
    Abaço

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.