domingo, 28 de dezembro de 2008

Viagem pelo mundo lusófono (3) - S. Tomé e Príncipe


São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes.
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram supostamente desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.
A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas entrepostos de escravos.
A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café.
O ilhéu das Rolas fica a poucos metros a sul da ilha de São Tomé, e apresenta a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador.
São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento, mas a recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abriu novas perspectivas para o futuro. (Fonte: Wikipédia)


2 comentários:

  1. Querido Amigo, belíssimo video...Parabéns!!!
    Quanta ás minhas fotos, pode retirar as que quizer...Um bom Domingo...!
    Um abrço de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  2. O vídeo é bom.
    Estive lá, há quase 50 anos. Numa escala da Sabena, mas às duas da manhã!!!
    Ou seja, só conheci o aeroporto de então...
    Agora, sempre vi bem mais !

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.