quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Mais violência nas escolas portuguesas


Em 18 de Dezembro passado, numa escola da cidade do Porto, um grupo de alunos terá apontado uma pistola de plástico a uma professora, durante uma aula, exigindo boas notas no final do período escolar.

Segundo o Público, "...a presidente do Conselho Executivo considera ter-se tratado apenas "de uma brincadeira de fim de período que mais ou menos toda a gente fez" e que seria resolvida internamente, caso não tivessem sido captadas as imagens que circulam na Internet".

E, segundo a Agência Lusa, "...É uma brincadeira de muito mau gosto e que excedeu os limites do bom senso, mas até agora não tenho razões para acreditar que tenha sido mais do que isso", disse Margarida Moreira (Directora Regional de Educação do Norte). Afirmando que lamentava "seriamente, e já o disse à presidente do conselho executivo, que a comunicação social saiba do sucedido antes do Ministério da Educação".

Realmente estas declarações não parecem de pessoas minimamente inteligentes e que deveriam ter senso suficiente para não as proferir.

O desvalorizar deste tipo de atitudes por parte de alunos e querer abafar o assunto "internamente" não é comportamento digno de uma professora que ocupa o lugar máximo na hierarquia da Escola. Esta senhora não tem decididamente perfil para se manter na Presidência de um Conselho Executivo. Deveria demitir-se ou ser de imediato demitida.

Da Directora Regional de Educação do Norte já estamos habituados a ouvir declarações desmioladas. Estas constituem mais um episódio.

Nem no Carnaval, que ainda vem longe, se admitem estas mascaradas.

3 comentários:

  1. Já começa a ser um (mau) hábito considerar que tudo não passa de brincadeirinhas... Assim vai a Escola em Portugal.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. DESMIOLADAS ?
    Isso significará que sairam de um miolo?
    Quanto a mim, essa tal de DR, nem miolo tem. Mas...,claro, tem amigos...
    E como a M. disse sempre que eram casos pontuais, agora já são brincadeiras a que a comunicação social tem acesso antes dela. Desaforo dos media...

    ResponderEliminar
  3. engraçado né? Aqui no Brasil enfrentamos problemas parecidos porém com o diferencial de que aqui as armas são de verdade.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.