sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hospital do Barlavento Algarvio

No âmbito da Semana do Aleitamento Materno, que decorreu de 6 a 10 de Outubro, a Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, entregou ao Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, o Diploma de “Hospital Amigo dos Bebés”.
Na sequência de um processo de certificação levado a cabo por técnicos credenciados, usando um conjunto de Critérios Globais, definidos pela OMS e pela UNICEF, foi reconhecido que o Hospital do Barlavento Algarvio cumpre de forma consistente e sustentada as medidas definidas internacionalmente, e consideradas como indispensáveis para incentivar e apoiar o aleitamento materno.
Tal como em anos anteriores, a Semana do Aleitamento Materno incluiu um conjunto de acções sobre este importante tema, nomeadamente uma Conferência organizada pela Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (CNIHAB) e pelo Comité Português para a UNICEF.
Subordinada ao tema “Apoio às mães no sucesso do aleitamento materno”, esta conferência que contou com a intervenção de diversos especialistas na matéria, foi especialmente dirigida a profissionais de saúde em maternidades e serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais, tendo como objectivo incentivar a adopção de práticas decisivas para o sucesso do aleitamento materno desde os primeiros dias de vida dos bebés.
Em 1990, através de uma declaração conjunta designada por “Declaração de Innocenti”, a OMS e a UNICEF reconhecem que o aleitamento materno constitui um processo único capaz de reduzir a morbilidade e a mortalidade infantil, tendo assumido um código de conduta e um conjunto de dez passos/medidas conhecidas como as Dez Medidas para um Aleitamento Materno com Sucesso. (Fonte: Comité Português para a UNICEF)

2 comentários:

  1. Felicitações ao Hospital do Barlavento Algarvio (no caso concreto, em Portimão) pelo Diploma alcançado.
    Ignoro se tem já outras distinções mas, se o Jorge puder informar-me, agradeço.
    É bom saber quais as áreas em que melhor está posicionado, dado passar mais de um décimo do ano bem perto deste Hospital.

    ResponderEliminar
  2. Jorge, estou visitando seu blog por obra e graça de um comentário que vc deixou no diHITT. Gostei do seu trabalho. Vou tornar-me seu freqüentador assíduo. Aguardo sua visita, se tiver um tempinho. Grande abraço.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.