sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hospital do Barlavento Algarvio

No âmbito da Semana do Aleitamento Materno, que decorreu de 6 a 10 de Outubro, a Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, entregou ao Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, o Diploma de “Hospital Amigo dos Bebés”.
Na sequência de um processo de certificação levado a cabo por técnicos credenciados, usando um conjunto de Critérios Globais, definidos pela OMS e pela UNICEF, foi reconhecido que o Hospital do Barlavento Algarvio cumpre de forma consistente e sustentada as medidas definidas internacionalmente, e consideradas como indispensáveis para incentivar e apoiar o aleitamento materno.
Tal como em anos anteriores, a Semana do Aleitamento Materno incluiu um conjunto de acções sobre este importante tema, nomeadamente uma Conferência organizada pela Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (CNIHAB) e pelo Comité Português para a UNICEF.
Subordinada ao tema “Apoio às mães no sucesso do aleitamento materno”, esta conferência que contou com a intervenção de diversos especialistas na matéria, foi especialmente dirigida a profissionais de saúde em maternidades e serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais, tendo como objectivo incentivar a adopção de práticas decisivas para o sucesso do aleitamento materno desde os primeiros dias de vida dos bebés.
Em 1990, através de uma declaração conjunta designada por “Declaração de Innocenti”, a OMS e a UNICEF reconhecem que o aleitamento materno constitui um processo único capaz de reduzir a morbilidade e a mortalidade infantil, tendo assumido um código de conduta e um conjunto de dez passos/medidas conhecidas como as Dez Medidas para um Aleitamento Materno com Sucesso. (Fonte: Comité Português para a UNICEF)