sábado, 4 de outubro de 2008

A exploração do Espaço

A 4 de Outubro de 1957 - faz hoje 51 anos - a União Soviética lançou para o espaço o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra. Emitia sons de morse, com frequências de 22 e 44 MHz, que o identificavam e indicavam a sua temperatura interna.

O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio que podia ser sintonizado por qualquer radioamador, e foi emitido continuamente durante 22 dias, até que as baterias do transmissor esgotaram a sua energia, o que aconteceu em 26 de Outubro de 1957.

O satélite orbitou a Terra durante seis meses antes de cair.

Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o programa Sputnik 1 ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre, através das mudanças de órbita do satélite. O satélite Sputnik 1 era pressurizado internamente com azoto, e ofereceu também a primeira oportunidade de estudo sobre pequenos meteoritos, detectado através da despressurização interna ocasionada pelo impacto perfurante de um, evidenciado através de grandes variações internas de temperatura conforme a pressão diminuía.

Este acontecimento marcou o início da exploração do Espaço.


1 comentário:

  1. Incrível como a ciência anda a passos largos... 51 anos atrás estavam apenas começando a explorar o espaço.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.