quarta-feira, 16 de julho de 2008

ops! Revista de Opinião Socialista

O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou em Plenário o lançamento da revista Nosso Caminho, dirigida pelos arquitetos Oscar Niemeyer e sua esposa Vera Lúcia G. Niemeyer. O parlamentar citou o objetivo da nova publicação, mencionado em seu editorial: "discutir e pensar junto com os leitores o momento brasileiro, levar aos jovens um pouco de conhecimento, fazê-los refletir melhor sobre seu país, fugir dos que se limitam aos assuntos de sua profissão, despreparados para o mundo perverso e coberto de violência que os espera"... Para o próximo número, há textos previstos dos escritores portugueses José Saramago e Manuel Alegre. Nobel de Literatura, Saramago dispensa apresentações. Manuel Alegre, de acordo com o parlamentar, "é hoje um dos intelectuais portugueses de maior sucesso fora de Portugal".
(Fonte: webpage do Senado Federal do Brasil)


Quase em simultâneo, em Portugal, aparece online a "ops! Revista de Opinião Socialista", onde o nome e a pessoa de Manuel Alegre encabeça o corpo redactorial.

A revista da corrente de opinião socialista pretende assumir-se como um espaço de "debate aberto" e de "proposta de políticas socialistas e de esquerda, no quadro nacional, internacional e dos desafios das sociedades globais".

No editorial do primeiro número, Manuel Alegre defende que "a esquerda em Portugal e na Europa atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história", numa conjuntura em que se quer "fazer crer que não há outras soluções senão as que decorrem das receitas impostas" por instituições como a OCDE, o FMI e o Banco Mundial.

Segundo Alegre, "o dever dos socialistas é o de procurar novas respostas e não baixar os braços perante as dificuldades".

"O agravamento das desigualdades e da pobreza, o aumento do desemprego e da precariedade, as alterações climáticas e ao degradação ambiental, a crise alimentar, a crise dos combustíveis e a carestia de vida, bem como a crise de confiança e de esperança e a própria qualidade da democracia exigem um debate sério, sem complexos nem sujeição aos estereótipos dominantes", salienta no seu artigo.
(Fonte: jornal Público)

É conhecida a admiração que eu nutro por Manuel Alegre, como pessoa, poeta e pensador político, sempre coerente com as suas ideias, capaz como ninguém de as transmitir, em prosa ou em verso.

Saúdo o aparecimento da "ops! Revista de Opinião Socialista" e proponho a todos os meus leitores uma visita ao site.

1 comentário:

  1. Opa, que boa notícia!
    É mais uma fonte de informação para os que ainda acreditam num sociedade mais justa e igualitária !!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita. Agradeço o seu comentário.